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.: Exercícios Físicos
Bem estar | 09/06/2016 - Exercícios Físicos

A prática regular de atividades físicas é essencial para garantir uma vida saudável e a recomendação é de que sejam feitos pelo menos 150 minutos por semana. No entanto, é grande o número sedentários. Segundo um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado em dezembro de 2014, 46% dos brasileiros não fazem atividade física suficiente.
Esse percentual diminui à medida em que as pessoas ficam mais velhas, ou seja, com o passar do tempo pratica-se ainda menos exercícios. Entre 18 e 24 anos, 35,3% das pessoas fazem alguma atividade. De 25 a 39 anos, 25,5%. De 40 a 59 anos, 18,3%. E, aos 60 anos ou mais, apenas 13,6%.
Além dos benefícios físicos e para a saúde - diminuição do percentual de gordura, aumento da massa magra e da resistência muscular, redução da frequência cardíaca, ganho de condicionamento físico e prevenção de lesões e vícios de postura - a prática constante de atividade física também pode ajudar a combater a depressão.
A dica para quem pretende sair do sedentarismo e não sabe como escolher o melhor exercício é buscar uma alternativa que dê prazer e, assim, possa ser incorporada à rotina de cada pessoa. A identificação com determinada atividade ajuda a motivar e a não desistir facilmente.
Corrida
Melhora a circulação do sangue, estimula a produção de endorfina (hormônio da felicidade) e regula o sono.
Ciclismo
Andar de bicicleta é um exercício que não causa grande impacto nas articulações e, se bem orientado, pode ajudar a controlar o colesterol e a pressão arterial, além de melhorar o condicionamento físico.
Caminhada
Previne e combate doenças cardiovasculares, controla a pressão cardíaca e aumenta a elasticidade de veias e artérias.
Hidroginástica
Melhora a coordenação, a circulação e a respiração, além de regular a pressão arterial. Muito indicada para quem tem problemas na coluna ou lesões, pois não causa impacto nas articulações.
Yoga
Aumenta a flexibilidade, regula a respiração e o metabolismo, relaxa o sistema digestório e a circulação sanguínea e trabalha a concentração.
Dança
Ideal para quem quer emagrecer com prazer, já que, dependendo da modalidade, podem queimar muitas calorias, além de trabalharem a expressão corporal, a coordenação motora, e o fortalecimento da musculatura.
Pular corda
Meia hora de prática queima até 400 calorias, além de melhorar a força das pernas e pés e tornear a musculatura da região.
Lutas
Práticas como boxe, jiu-jitsu e muay thai queimam muitas calorias. As aulas não são monótonas e ajudam também a fortalecer a musculatura de braços, ombros e costas.
Corrida
Além de benéfica à saúde, a corrida tem sido a opção escolhida por muita gente que quer emagrecer, já que pode ser praticada em qualquer ocasião, bastando ter um tênis correto.
Natação
Exercício de baixo impacto que, se praticado de forma intensa, pode ajudar a perder peso, além de trabalhar todos os músculos.
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